ÚLTIMOS ARTIGOS

domingo, 9 de agosto de 2015

Escola Estadual de Catolé do Rocha certifica 1ª Transexual a concluir a Educação Básica na cidade



A direção da Escola Estadual de Ensino Médio Inovador Obdúlia Dantas de Catolé do Rocha, sertão da Paraíba, entregou o certificado de conclusão do Ensino Médio à transexual Yasmin de Araújo Pereira, 21 anos, natural do referido município.

Yasmin foi a primeira transexual a concluir a Educação Básica em escolas da cidade. Ela participou de uma cerimônia de colação de grau no último sábado dia 08 de agosto, no ginásio da Escola, junto a outros 14 concluintes da turma 2015.1 do Ensino Médio, na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A participação da transexual chamou a atenção de todos os presentes à cerimônia, visto o seu enfrentamento à todas as formas de dificuldades que normalmente as pessoas Trans têm para ter acesso a escolarização. O fato da cidade ter agora uma transexual como concluinte da Educação Básica, certamente abrirá portas para que a sociedade local reveja conceitos e oportunize à outras pessoas da população TT (Travestis e Transexuais), sair da vulnerabilidade social e adentrar no cenário da formação educacional e profissional.

A Escola Estadual de Ensino Médio Inovador Obdúlia Dantas de Catolé do Rocha, ao respeitar e certificar uma transexual em seu quadro de estudantes, está cumprindo com o que determina o Decreto nº 32.159, assinado pelo Governador Ricardo Coutinho, em 25 de maio de 2011, que garantiu o tratamento nominal e a inclusão do Nome Social de Travestis e Transexuais nos serviços públicos do Estado.

De acordo o Art. 6º do referido Decreto, as escolas da rede de ensino público estadual devem incluir o Nome Social nos registros escolares para garantir o acesso, a permanência e o êxito de Travestis e Transexuais no processo de escolarização e de aprendizagem.

A estudante Yasmin de Araújo Pereira disse está realizada por ter chegado a concluir o Ensino Médio. Segundo ela: “Houveram momentos difíceis no início da minha convivência na escola, mas aos poucos fui ganhando o apoio de colegas e educadores, que passaram a respeitar minha identidade de gênero, me tratando pelo nome social e evitando constrangimentos na hora da chamada durante as aulas”, finalizou.

Yasmin também está cursando o Curso Técnico em Enfermagem e seu sonho no momento é ter seu nome de registro alterado pela justiça em seus documentos de identificação. Somente após esse processo, as instituições escolares poderão expedir a documentação definitiva da estudante, adequando os registros escolares à sua respectiva Identidade de Gênero. 

Escola Estadual de Catolé do Rocha certifica 1ª Transexual a concluir a Educação Básica na cidade
  • Título : Escola Estadual de Catolé do Rocha certifica 1ª Transexual a concluir a Educação Básica na cidade
  • Postado por :
  • Data : 17:48
  • Arquivado em :
  • Comente com Facebook
  • Comente com Google

0 comentários:

Postar um comentário

Topo